segunda-feira, 18 de maio de 2009

A situaçâo escolar indígenas

A escolarização da população indígena no Brasil é um processo tão antigo,que os próprios padres jesuítas já tinham esse projeto de socialização dos índios brasileiros,formando grandes missões para catequizar e ensinar os índios a ler e escrever não esquecendo de suas habilidades de seus costumes .contudo os padres tiveram que em frentar os imperadores que se opuseram para a socialização dos índios ,um dos opositores era o marques de pombal, que não apoiou os padres mandando os guardas a matas amazônicas para escravizar os índios ,matando quem não obedessem sua ordens,nessa época morreram muitos padres jesuítas,índios.entre mulheres e crianças.Essa luta pela a educação ou evangelização dos povos indígenas de estendeu por vários anos. Só depois da abolição da escravatura é que começaram a melhora para os índios e negros,lá por volta de 1850,a partir dessa data que o império romano começou a perceber que os índios e negros não serviam como escravos,pois eram analfabeto e falavam línguas desconhecidas de difícil entendimento para os colonizadores da época.
Hoje os índios têm órgãos que os protegem e asseguras seus direitos respeitando seus costumes e origem,sem esquecer da suas culturas.AS ONGS como Funai(Fundação Nacional do índio),que luta pelos direitos dos índios de serem livres e que possam ter um educação ,saúde como qualquer cidadão.Os indígenas brasileiros recebem uma educação escolar respeitando seus costumes,tradição, seus modos de vida, pensamentos,conhecimentos, bem como os processos próprio de produção, política e transmissão.
As escolas nas aldeias são consideradas nativas, pois há um grande número de aldeias em que o projeto de uma educação diferenciada ainda não se difundiu ou se afirmou como proposta enraizada, pois a chamada educação diferenciada, a alfabetização na língua materna foi rejeitada por alguns povos como por exemplos os wayãpi e os Altos xinguanos, no Amapá, que gerou impasses em contextos de multrilinguismo. porém não podemos esquecer há grupos indígenas que foram mais pesquisados que outros, o que poderia facilitar a implantação da escola nesses casos. Isso significa o reconhecimento aos direitos a uma educação diferenciada e específica, intercultural e bilingue. A constituição brasileira atualmente em vigor garante aos índios uma educação respeitosa de suas línguas e culturas.Cabe ao ministério da educação(MEC), junto ao governo federal ,procurar meios para solucionar os problemas da educação indígenas brasileira.Só assim os povos indígenas terão os seus direitos como cidadão brasileiro respeitados como se deve.


- ARACY Lopes de silva e Mariana Kawall Leal Ferreira (org.)- Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos (org.) -Raça, ciência e sociedade .parte I cap.I pág 15. Jonh Manoel Monteiro. Filme: A missão.

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