segunda-feira, 15 de junho de 2009

IDADE MÉDIA-Educação

Após a queda da império romano, escolas romanas continuam funcionando precariamente em algumas cidades,com o clássico programa das sete artes liberais.Depois do século v, quase não há documentos que comprovam a existências das escolas leigas e pagãs.Com a decadência da sociedade merovíginia,porém,essas escolas também teriam entrado em desagregação,sendo fundadas escolas cristãs ao lado dos mosteiros e catedrais. Como consequência,os funcionários leigos do estado passam a ser substituídos por religiosos,então os únicos que sabem ler e escrever.Cria escolas não é a finalidade principal dos mosteiros, mas a atividade pedagógica se torna inevitável á medida que é preciso instruir os novos irmãos. Os melhores alunos coroam a aprendizagem com o estudo da filosofia e da teologia.
No final do século VIII e começo do IX,tem o inicio do renascimento carolíngio,atribuído ao imperador Carlos Magno que trouxe para corte,neste século também foi criada a escola Palatina(porque funcionava ao redor do palácio),sede de um novo movimento de difusão dos estudos que visa á reestauração e fundação de escolas monarcas, de escolas catedrais(ao lado das igrejas,na cidades),e escolas paroquiais de nível elementar.
O conteúdo do ensino é o estudo clássico das setes artes liberais-as artes do homem livre,distintos das artes mecânicas do homem servil, cujas disciplinas começã, a ser delimitadas desde os tempos sofistas gregos. Na idade média elas constituiram o TRIVIUM e o QUADRIVIUM. No triviu constam as disciplinas de gramatica, retórica e dialética,correspondentes ao ensino médio. O quadrivium,formado por geometria,aritmética astromomia e música e de nível superior e portanto as disciplinas são estudadas por um números menor de pessoas.
As modificações no sistema de educação fazem surgir as escolas seculares. Seculares signicado do século, do mundo,e,portanto, qualquer atividade não-religiosa até então educação era privilegio dos clérigos ou no caso dos leigos se restringia á instrução religiosa, o desenvolvimento do comércio faz reaparecer a necessidade de aprender a ler, escrever e calcular.
No inicio as escolas não dispõen de acomodações adequadas e o mestre recebe os alunos em diferentes locais: na própria casa, na igreja ou na sua porta, numa esquina de rua ou ainda aluga uma sala. A partir do séculoXIII, no entanto, a própria burguesia se devide entre rico patríciado urbano, dedicados ás atividades bancárias e o segmento dos pequenos comerciantes e dos artesãos. consequentemente, também procuram restabelecer a educação voltada para a cultura "desinteressada", deixando para a burguesia plebeia as escolas profissionais em que leitura e escrita se acham reduzidas ao mínimo.
Na idade média as universidades, não significava um estabelecimento de ensino mas designa qualquer assembleia corporativa,seja de merceneiros,curtidores ou sapateiro. Por volta do século XII, procurava-se a ampliação dos estudos, não só das setes artes liberais,mas de filosofia, teologia, leis e medicina, afim de atender ás solicitações de uma sociedade cada vez mais complexas.
A universidade mais antiga de que se tem notícia é a de salerno, na Itália,onde é oferecido o ensino de medicina, já no século X.No século XIII, surgem a de Paris,especializada em teologia e a de Bolonha, em direito. Na Inglaterra destacam-se a de Cambridge e a de Oxford, com interesse pelos estudos científicos como matématica, física e astronomia. A medida que aumenta a importância da universidade, os Reis e as igrejas, disputam seu controle e no século XIII, os dominicanos conseguem muitos cátedras.
Na idade média as mulheres não tinham acesso a educação formal.As pobres trabalhava ao lado dos seus maridos e com eles analfabetos, as nobres só aprendiam alguma coisa quando recebiam aulas em seu próprio castelo.Estudavam musicas, religião e rudimentos das artes liberais, além de aprender os trabalhos manuais femininos.As meninas de outras segmentos sociais, como a burguesia, começaram a ter acesso a educação quando surgiram as escolas seculares, por ocasião da emancipação das cidades livres. Na idade média predominava uma sociedade relativamente estática, hierarquizada e por isso mesmo convencida de que Deus determinava a cada um o sue lugar, seja religioso, nobre ou camponês.
Na idade média a educação surgiu como instrumento para um fim maior, a salvação da alma e a vida eterna.
BIBLIOGRAFIA
-ARANHA,Maria Lúcia de Arrudas . Historia da Educação/Maria Lúcia e Arruda Aranha-2 ed. rev.e atual-São Paulo:Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário