terça-feira, 23 de junho de 2009

IDADE MODERNA- EDUCAÇÃO

  • A Burguesia se fortalece
-O interprete das ideias politicas liberais é o filósofo inglês John Lcke(1632-1704).
- No século XVII, ainda persistem as contradições decorrentes do processo de decomposição da ordem feudal e da ascensão da burguesia com a consequência implantação do capitalismo.

- O crescimento das manufaturas provoca alteração nas formas de trabalho;
- Os artesões de produção domestico começam a perder para os capitalistas seus instrumentos de trabalho;
-O principal filosofo do século XVII é o inglês Thomas Hobbes (1588-1679), ele defendia o absolutismo e o poder irrestristo aos Reis.
-A medida que a burguesia se fortalece surgem as sementes do liberalismo;
-No final do século XVII, a revolução Gloriosa 1688 liquida o absolutismo e instaura a monarquia constitucional na Inglaterra;

-Desde o nascimento , o homem começa a opor ao critério da fé e da capacidade de discernir,distinguir e comparar próprio da razão;
-Esse processo representa a tendência antropocentrica, ou seja, o resgate da dimensão humana sob todos os aspectos.
-Método significa direção caminho para um fim, instrumento que permite a construção do conhecimento;
-Descartes(1596-1650), considerado o pai da filosofia moderna-iniciou um tipo de reflexão que se contrapõe a tradição escolástica;
-O interesse pelo conhecimento e pelo método para atingi-lo se refletem na revolução cientifica cujo iniciador foi Galileu Galilei(1564-1642);
-Tanto na antiguidade como na idade média predominou a concepção da ciência puramente contemplativa, desligada das aplicações do saber, mantendo-se separadas ciências e técnica;
-Como resultado dessa interdependência, a ação do homem sobre a natureza é ampliada: Saber e Poder.
  • A Crise da consciência europeia
- No século XVII -crise da consciência europeia "Saber por Saber"Mas deseja saber para transformar .
- O ideal de tolerância se contrapõe as lutas religiosa.


PEDAGOGIA


-O realismo na pedagogia
-A Principal tendência e a busca de métodos diferentes a fim de tornar a educação mais agradável e ao mesmo tempo eficaz na vida prática.
-A pedagogia realista contraria a educação antiga excessivamente formal e retórica.

-Comênio-Ensinar tudo a todos

-O maior educador e pedagogo do século XVII produz uma obra fecunda e sistemática
-Comênio pretende tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização de tarefas.
-O ponto de partida da aprendizagem é sempre o conhecido do simples para o complexo do concreto para o abstrato
-O ensino deve ser feito pela ação e estar voltada para a ação "Só fazendo, aprendemos a fazer."
-Em consonância com o espírito do seu tempo Comênio quer "ensinar tudo a todos

" Locke:a formação do gentil-homem

-No século XVII, o inglês John Locke exerceu influencia muito grande nos séculos seguintes por causas das concepções sobre o liberalismo e o conhecimento.
-Ao criticar o racionalismo de Descartes, Locke desenvolve uma concepção da mente infantil e da educação.
-Valorização a educação física e sendo médico e de saúde frágil da inúmeros conselhos para o fortalecimento do corpo, o aumento da resistência e o autodominio.
- Representante dos interesses burgueses, valoriza o estudo de contabilidade e escrituração comercial numa preparação mais ampla para a vida pratica.
- No século XVII , por influencia socialista o trabalho de assumirá uma função de maior destaque na educação.
-Os fins da educação se concentram no carácter muito importante que a formação apenas intelectual, embora esta não deve ser absolutamente descuidada.

Fénelom: a educação feminina
-A perspectiva dessa educação
não vê a mulher como individuo autónomo, mas como apêndice em um mundo essencialmente masculino.
-No século XVII, Comênio também trata do assunto, mas é o bispo Fénelon(1651-1715) que o retoma em a educação das jovens.
-Recomenda uma educação alegre, baseada mais no prazer que no esforço para que as moças adquiram instrução geral:gramática, poesia, historia e leitura selecionadas de obras clássicas e religiosa.
-A formação intelectual da mulher no entanto, não é absolutamente prioritária- para as demais é reservada a educação religiosa e moral que enriquece a vida domestica diferentes a fim de tornar a educação mais agradável e ao mesmo tempo eficaz na vida domestica de mães e esposas.

A educação religiosa

-No século XVII, persiste essa tendência em oposição ao ensino dos Jesuítas tradicionalmente centrado no nível secundário e portanto mais elitista.
-São fundadas diversas escolas gratuitas para crianças pobre e um seminário para a formação de mestre.
-Charles Démio (1636-1689), defensor da educação popular- ensino publico e gratuito para as crianças pobres.
-Essas escolas visavam á instrução religiosa disciplinar e de trabalho manuais.



- ARANHA,Maria Lúcia de Arruda-história da educação /Maria Lúcia de Arruda Aranha2-ed. rev. e atual- São Paulo:Moderna 1996

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